R.I./LOP
Hebra é a nossa matriarca. Veio dos Açores em 1998, foi a primeira da raça a fazer o Registo Inicial da raça (RI) no continente em Janeiro de 2005.
Quando ainda estava em forma para frequentar as "passerelles" não podia ver uma passadeira vermelha que ficava "toda inchada" e a postos para entrar em ringue. Adora protagonismo. 
 
Em ringue ganhou o melhor da raça em várias exposições, amealhou vários certificados, mas nunca foi proclamada oficialmente Campeã porque no seu RI não constam os seus progenitores, que já não eram vivos quando a raça foi oficialmente reconhecida. 
 
Foi Porto Winner 2007, Veteran Lisboa Winner 2008 e Veteran Mediterranean Winner 2008.
 
Tem um temperamento excelente, é muito meiga e atenciosa com os donos e o pastoreio corre-lhe nas veias apesar de não poder praticar muito.
 
Em Janeiro de 2009 surpreendeu-nos e presenteou-nos com uma linda menina a Areia do Monte de Magos, que é a alegria dos donos e da casa.
 
A Hebrinha é terrivelmente gulosa e foi muito mimada pelos avós humanos por isso sempre que quer uma goluseima bate os dentes como se fossem castanholas e põe a pata na nossa perna para chamar a atenção.